Como se não bastasse termos que conviver com o Bullying, muitas pessoas maldosas encontraram outro meio de humilhar, caluniar e difamar os outros se utilizando de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, como celulares e computadores com acesso à internet. Podemos encontrar diversos casos nas redes sociais, e-mails, blogs e até mesmo em salas de bate papo. Não se pode contabilizar aproximadamente o número de vítimas, já que há todo momento pessoas estão sofrendo Bullying virtual no mundo inteiro. O bullying virtual ocorre com mais facilidade que o Bullying, uma vez que os Bullies (como são chamadas as pessoas que praticam esta ação) podem esconder sua identidade, importunando no anonimato ou fazendo uso de apelidos, pois sabem que dificilmente serão localizados, principalmente porque a justiça do nosso país ainda é precária em relação ao crime virtual e a tecnologia, cada vez mais avançada, dificulta o rastreamento dos agressores. Os Cyberbullies pode enviar e-mails com ameaças, assédios, espalhar boatos, divulgar as informações pessoais da vítima em redes sociais, além de xingamentos e insultos. As conseqüências do Cyberbullying podem ser tão terríveis quando as do Bullying, ambos podem levar à vítima à depressão, exclusão social, ou até mesmo ao suicídio.
Como evitar o Cyberbullying?
• Não divulgue senhas e informações pessoais, até mesmo em programas de mensagem (MSN, bate-papo, etc).
• Sempre clique em "sair", ou "Log-off" ao sair de uma página.
• Nunca "salve sua senha automaticamente" em computadores alheios.
• Não adicione perfis Fakes, estranhos ou pessoas que você considere suspeitas
Se você estiver passando por esta situação, esteja atento às dicas abaixo:
• Conte o ocorrido para seus pais ou responsáveis
• Registre tudo: Tire Print Screen, copie, imprima, registre tudo, irá contribuir ao seu favor mais tarde.
• Delete de suas redes sociais estas pessoas que estão te envergonhando, e não adicione desconhecidos.
• Em alguns casos, como, por exemplo no filme Cyberbully, o agressor se diz "amigo" da vítima, se esta agressão virtual vinher por parte de um "amigo", converse com ele, e peça para parar com as provocações, caso persistam as agressões, leve o caso adiante, denuncie!
• Se utilize de todos os recursos de privacidade que as redes sociais podem oferecer, como, mostrar álbuns e publicações apenas para amigos, mostrar informações do mural/linha do tempo (Facebook) somente para amigos, utilizar contas privadas, bloquear scraps e conversações para pessoas que não estejam em sua lista de contatos, ou aqueles que você escolheu a dedo.
Lembre-se: Ser chamado por um apelido que você não gosta, mesmo que seja pelos seus amigos, é uma forma de Bullying, por isto, repasse para eles que você não gostaria de ser chamado desta forma!

Nenhum comentário:
Postar um comentário