quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como se dar bem com Seminários




Como pessoa sempre fui muito tímida e tinha muita dificuldade em se relacionar com as pessoas, ficava com medo de ficar no vácuo e as pessoas me zoarem por conta disso, o mesmo acontecia em apresentação de seminário, eu tremia igual vara verde e esquecia até as minhas próprias palavras, só de imaginar as pessoas me encarando com expectativa, alguns até torcendo para que um erro saísse, isso já me apavorava, até hoje ainda conheço muita gente que tem esse pavor, e que o maior medo ainda é apresentar um trabalho oralmente ou fazer um seminário, com o tempo fui me dando melhor com a situação e aprendendo alguns truques pra deixar o nervosismo de lado, e hoje vou passar pra vocês os meus pequenos truques!.

Aprender Sim, Ler e Decorar Não!: Uma das coisas mais importantes que aprendi ao longo dos anos é que, sempre que eu decorava algum texto eu me dava mal, eu ficava tão nervosa e com medo de errar que eu errava, por que eu me focava em reproduzir corretamente todas as palavras que estavam no papel, sem nem mesmo conhecer algumas, me dava um branco terrível no momento, e a pane tomava conta de mim, eu ficava que nem uma boba tremendo e caçando algum papel pra que eu pudesse ler, totalmente #fail. Até que um dia eu decidi arriscar, eu resolvi aprender ao invés de decorar um papel, eu entendi o que falava o conteúdo e expliquei com as minhas próprias palavras o que tinha acontecido, ou seja, não errei mais, tirei nota melhor por explicar (não ler e nem decorar) e ainda aprendi o conteúdo que possivelmente poderia cair na prova!

Como aprender: A forma mais fácil de aprender um conteúdo e fazer um seminário é perguntando á alguém inteligente, com palavras informais sobre o que se trata o assunto, assim você entende com facilidade, outra coisa que eu acho muito interessante é procurar no YouTube vídeo-aulas sobre o tema, já que, muitas vezes os vídeos são feitos exclusivamente para nós, com uma linguagem clara e explicativa é muito mais fácil e não é tão complexo como imaginamos.

Cite Exemplos: Em toda apresentação o professor avalia o seu desenvolvimento (pelo menos eu acredito que sim), falar textos não decorados é muito importante, e o mais legal ainda e que te ajuda muito, é citar exemplos sobre o assunto que você estudou e está falando, se por exemplo o tema é sobre desigualdades sociais, dê exemplo de pessoas que moram em um casarão e ao lado, pessoas que moram em uma favela, não fica tão cansativo e você lembra mais fácil.

Ops! Errou?: Acredito que a maioria, e não só eu, ficam muito tensos na hora do erro, eu mesmo já era insegura na hora de apresentar, quando erro fico tremendo e até gaguejando, uma dica interessante é levar sempre na esportiva, afinal.. todo mundo erra, tente retomar o que você estava explicando com naturalidade, calma... isso acontece com todos!, e outra, todos ali te conhecem, o pior seria se fossem adultos e pessoas que você nunca viu na vida.

Teatro: Eu adoro teatro e desde sempre quis apresentar todos os tipos de trabalho do tipo, até dançar pra escola toda vestida de índio eu já fiz, haha, e isso me ajudou a perder um pouco a timidez e o nervosismo, quando você começa a atuar e apresentar para as pessoas isso se torna normal, então se na sua classe o professor der a sugestão de fazer alguma encenação, não perca a oportunidade, isso vai te ajudar muito a perder a timidez quando está explicando.

Curiosidade: Sempre antes de apresentar trabalhos do tipo, se eu puder eu como muito doce, por mais que isso pareça estranho, isso me deixa mais faladeira, e eu fico mais "elétrica/pra frente" e ainda não fico tão tímida como de costume, tenta aí, vai que cola... né?! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário