A coisa mais comum que vemos por aí são crianças e adolescentes interrompendo a sua infância cada vez mais cedo. Meninas de 10/11/12 anos de idade iniciando sua prática sexual, crianças e adolescentes usando drogas ilícitas, bebendo, fumando (...) Porque isso ocorre? Não se pode afirmar que tudo isso é resultado de más influências, mas pode-se dizer que elas possuem uma grande parcela de culpa em toda essa situação. Vamos dividir desta forma:
• Problemas familiares: Os problemas que acontecem dentro de casa influenciam muito na formação de um adolescente, muitas vezes eles buscam nas coisas erradas um meio de se refugiarem e fugirem da sua realidade, em muitos casos, não recebem atenção em casa e vão procurar essa "atenção" em pessoas que acabam os levando para o mal caminho. Não deixe que os problemas familiares influenciem, procure seus amigos e parentes de confiança e desabafe com eles, faz bem!
• Conselhos dos "amigos": Amigos são aqueles que querem o melhor para nós, e fazem de tudo para nos ver bem, certo? Mas existem certos "amigos" que chegam com aquela conversa de que "não é nada de mais", "é bom", "você vai gostar", e quando recusamos somos chamados de quadrados, bestas ou caretas. Em relação às drogas, por exemplo, vamos pensar: se elas fizessem BEM à nossa vida e à nossa saúde não seriam proibidas. Por isso, jamais mude seu jeito de ser, nem pratique coisas que não quer fazer somente para ser aceita pelos seus "amigos".
("As más conversações corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33)
• E quando a má-influência surge das mídias?: A mídia também tem uma grande parcela de culpa, pois mostra coisas (erradas aos nossos olhos) como coisas absolutamente normais. Vamos prestar mais atenção no que estamos assistindo, lendo e ouvindo para não nos tornarmos "escravos" das mídias, que dizem diariamente o que devemos fazer ou deixar de fazer.
Ainda assim não podemos nos escorar somente nesses três fatores e esquecer que cada um é responsável por si, e também erra ao dar ouvidos à qualquer coisa ou qualquer um sobre determinado assunto. "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. " 1 Coríntios 6:12
*Lembrando que, não estou criticando quem pratica as ações mencionadas acima (exceto as drogas), apenas ressaltando que há um tempo certo para tudo, e muitas crianças e adolescentes estão deixando sua infância de lado para se aventurarem num mundo até então desconhecido por eles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário