quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Escolhendo bem a profissão

Chega uma época em nossas vidas em que nós precisamos começar a trabalhar, geralmente começamos com um estágio, estudamos, para então poder exercer a profissão que nós tanto queremos. Quem nunca sonhou em ter o seu próprio dinheiro para comprar suas próprias coisas? Ter um pouquinho de independência? Mas nem sempre nos saímos bem naquela área, e partimos para outra, com isto perdemos tempo (e dinheiro) com esta indecisão. Quer encontrar a profissão ideal para você?

• Se conheça melhor: Procure se analisar melhor, e peça também a opinião das pessoas ao seu redor. Observe bem as coisas que você gosta de fazer, o que gosta de estudar, se você não gosta de exatas, não adianta se dedicar à carreira de engenharia, por exemplo. Se você não pode ver sangue que desmaia, a última coisa no mundo que você pode ser é médica. A pior coisa do mundo é ter um emprego que você não gosta, além de não ficar bem feito, você só vai desperdiçar seu tempo.

• Pesquise mais sobre a profissão desejada: Procure saber o que um profissional daquela área faz, onde pode atuar, etc. Se possível, visite locais de trabalhos diferentes, você pode acabar se interessando por um curso que nunca pensou que iria gostar.

• Mantenha os pés do chão e a cabeça nas nuvens: Sonhar não faz mal, se você sempre quis fazer Medicina, ou algum outro curso caro, mas sabe que não vai conseguir pagar, não desista! Hoje em dia, existem faculdades ótimas, e totalmente de graça. O preço que se paga para estudar nelas é o seu esforço.Ninguém nunca conseguiu conquistar nada sem se esforçar, nem que seja um pouquinho. Até mesmo as pessoas que podem pagar uma faculdade, precisam se esforçar. É como dizem por aí: "Tudo aquilo que vem fácil, vai com mais facilidade ainda".

• Tem mesmo certeza de que a sua escolha é a melhor? : Acabou os estudos agora e mesmo depois de ter analisado sua escolha, já tem certeza do que quer? Isso é muito bom! Mas não esqueça, que você tem tempo de sobra para experimentar novos ares. Faça o curso que você escolheu, e caso não se identifique com ele, procure outra opção. Uma pessoa com 17, 18, 19 anos tem tempo de sobra para recomeçar, conhecer outras áreas, até se encontrar profissionalmente.

• Faça um teste vocacional:  O teste vocacional pode te ajudar muito em relação à isto. Trata-se de um questionário com algumas perguntas, e depois de responder todas elas, você verá a profissão que mais combina com você. É muito interessante. Para fazer o teste vocacional, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário