O mundo tem se tornado um lugar cada vez mais difícil de se viver, com tanta violência, droga e criminalidade, alguns pais acreditam que os filhos (principalmente adolescentes) podem ser influenciados com facilidade e preferem privá-los de tudo e todos. Quer que seus pais confiem em você? Siga as dicas:
• Fale sempre a verdade: Seus pais são os responsáveis por você e só querem o seu bem, por isto, conte sempre a verdade a eles, para onde vai, com quem vai, o que vai fazer lá, e de que horas irá voltar. Dizer: "Mãe, pai, vou ao cinema com fulana e ciclana, vamos ver o filme X, volto às 21:00. Vou levar o celular, qualquer coisa aviso!" não é vergonhoso e não vai tirar um pedaço de ninguém. Eles irão se sentir aliviados em saber que você está em segurança e se sentirão mais presentes em sua vida. Não esqueça que "mentira tem perna curta", se você começar com mentirinhas e seus pais descobrirem a verdade, não confiarão mais em você como antes!
• O diálogo é fundamental: Se você é daquele tipo de filho que sempre dialoga, fala sobre sua vida e seus problemas, conquistará a confiança de seus pais mais fácil, e se mesmo assim, seus pais não quiserem te dar permissão para fazer algo, sente com eles e desabafe, explique o quanto isto é importante para você, e assegure que não há nada de errado nisto, e que você irá sempre mantê-los informados.
• Cumpra horários: Seus pais são do tipo de estipulam horários? Cumpra os horários ao pé da letra, se eles te mandam voltar para casa às 21:00 e você chega às 22:00, eles vão deixar de confiar. Mas se você, por algum motivo, perceber que vai se atrasar, ligue para eles e explique os motivos para que eles possam ficar despreocupados. Um telefonema não custa nada né?
• Cuidado com as amizades: Muitos pais tentam nos alertar sobre algumas amizades, e muitas vezes nós pensamos (ou dizemos): "nossa, isso é muito careta! Fulaninho não faz nada de mais! Isso é implicância". Mas devemos ouvir conselhos de pessoas que conhecem a vida melhor do que nós, cuidado com amizades erradas, pois mesmo que você não pratique as mesmas coisas que seus amigos, seus pais sempre vão achar que você pratica ou que virá a praticar se permanecer com essas amizades. "Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és".
• Repasse seus conhecimentos: Você sabe tudo sobre a internet e seus pais não sabem nem ligar o computador? Ensine-os! Muitos filhos não incluem os pais à essas tecnologias, não adicionam seus perfis e redes sociais, apagam históricos e fazem de tudo para que seus pais não saibam o que fazem na internet. Isto demonstra que eles tem culpa no cartório. Claro que sempre tem aqueles segredinhos que só contamos para os amigos, mas não exclua do seu dia-a-dia aqueles que mais se importam com você e mais querem acompanhar seu crescimento e maturidade: seus pais.
Seja sempre honesto e verdadeiro, e seus pais não terão nenhum motivo para duvidar de você. Eles só querem o melhor para nós, por isto, vamos colaborar!

Nenhum comentário:
Postar um comentário